Terapia de casal
Muito se fala sobre terapia de casal. Mas, o que envolve a terapia de casal? Em qual momento o casal deve buscar esse auxílio? Será que realmente a terapia pode ajudar? São inúmeras as perguntas e dúvidas em torno desse assunto. Embora as dúvidas sejam muitas, a terapia de casal é uma das terapias mais comuns e mais buscadas atualmente.
Quando falamos em terapia de casal, o pensamento mais comum é que o casal que faz terapia é porque está prestes a romper o relacionamento, ou, em casos extremos, já não suportam a convivência e querem ajuda para lidar com isso – e, não necessariamente a terapia de casal tem essa finalidade. Claro que a procura em casos como os citados é grande, mas é também buscada em início de relacionamento ou mesmo quando há um problema pontual dentro da relação. Um psicólogo pode ser de grande utilidade dentro de um relacionamento!
É importante ressaltar que o psicólogo tem um papel neutro dentro da relação e por isso a ideia de que “um dos lados está sendo beneficiado” é completamente nula. O objetivo é que, em conjunto, encontrem soluções para os problemas e aprendam novas maneiras de olhar para as situações dentro da relação.
Em alguns casos – comuns também – somente um dos parceiros tem interesse em fazer terapia e o outro se recusa, achando que aquilo não é necessário. Por isso, o psicólogo também tem como abordagem para esses casos atender apenas um dos parceiros, com foco em terapia de casal. Assim, é possível que o terapeuta colabore com a chance de trazer o outro parceiro para as sessões também.
Por que a terapia de casal é importante?
Mesmo sendo terapia de casal, o principal objetivo é que ambos sintam-se bem e felizes dentro da relação. Para isso, muitas coisas são pontuadas e é necessário enfrentar alguns obstáculos para alcançar esse objetivo – o psicólogo não trabalha sozinho, por isso, a colaboração de ambos é de extrema importância para que os resultados da terapia apareçam. Medos, mágoas, angústias e orgulhos são trabalhados e, importante dizer, não para serem esquecidos, mas para serem superados. Isso porque entendemos que somente é possível alcançar resultados satisfatórios no tratamento quando os problemas que afetam a relação (ou apenas um dos dois) são entendidos e superados.
A terapia de casal é indicada não somente para relações que estão extremamente complicadas e difíceis de conviver, mas também para casais que querem começar seus relacionamentos de forma segura e madura. Ou, em outros casos, pessoas que já sofreram traumas em relacionamentos anteriores e não querem que os mesmos interfiram no relacionamento atual.
Por isso, a terapia de casal tem sido cada vez mais procurada nos consultórios de psicologia e com resultados satisfatórios para os relacionamentos.
Autora: Thaiana Brotto (Psicóloga CRP 06/106524)
*Os textos do site são informativos e não substituem atendimentos realizados por profissionais.