Depressão
O que é a depressão?
A depressão é um estado psicológico em que o paciente sente-se angustiado de maneira extrema, sem ânimo para fazer coisas que antes sentia prazer, com sintomas de sonolência (sem auxílio de medicação) e fortes pensamentos de tristeza – em alguns casos, até pensamentos suicidas.
Não raro, pessoas procuram por psicólogo dizendo que acha que está com depressão e que acha que “não tem mais saída”. Quando o paciente sente que precisa de ajuda já é um caminho mais fácil para que o tratamento tenha bons e rápidos resultados. Mas também existem aqueles pacientes deprimidos que não conseguem enxergar o que está acontecendo e que o desânimo é tanto, que não sente vontade, sequer, de buscar ajuda. Para estes, o entendimento e apoio da família são fundamentais para a busca do tratamento correto e, principalmente, fazer com que o paciente entenda a necessidade do tratamento.
Como identificar a depressão
Existem alguns sintomas que são bastante comuns em casos de depressão, mas a avaliação correta pode ser dada somente por um profissional qualificado. Alguns dos sintomas são: sonolência ao longo do dia e fora dos horários rotineiros de descanso do paciente, tristeza, desânimo, crises de choro por, aparentemente, nenhuma razão, lapsos de raiva e estresse, demonstrando impaciência com as pessoas ao redor, perda de atenção em situações comuns do dia-a-dia, preferência por ficar isolado ou em locais escuros – estes são alguns dos sintomas da depressão, mas isso pode variar de paciente para paciente.
O tratamento para o paciente com depressão é, no geral, mais lento. Isso acontece porque a depressão faz com que os sintomas oscilem, e isso pode acontecer de o paciente estar em um dia animado para ir à terapia, e na outra sessão não querer sair de casa. Por isso ressaltamos a importância do apoio da família, pois é o que chamamos de “trabalho de formiga”, que é feito aos poucos. Assim, alguns pontos do trabalho do psicólogo podem ser trabalhados também pelos familiares em casa.
Depressão pode acontecer com qualquer pessoa?
A resposta é sim. Existem variáveis que influenciam no aparecimento da depressão. Algumas pessoas têm uma pré-disposição, e que facilmente ficam deprimidas quando passam por situações que geram tristeza ou mesmo estresse. Outras pessoas não tem esta pré-disposição, mas que podem passar por situações difíceis, e, dependendo da fase e do momento que a pessoa está passando na vida, pode, sim, gerar a depressão. Como falamos, existem inúmeras razões que podem levar à depressão e, em qualquer uma dessas razões, a depressão precisa ser tratada.
Por se tratar de um estado psicológico, raramente o paciente consegue se desvencilhar desta situação sozinho. O tratamento é importante para que a depressão não “cresça”. É possível de ser tratada e o paciente consegue sair do tratamento completamente bem, mas é importante que o tratamento seja visto com responsabilidade e importância para se alcançar esse resultado.
Autora: Thaiana Brotto (Psicóloga CRP 06/106524)
*Os textos do site são informativos e não substituem atendimentos realizados por profissionais.